Propostas para Dissertação

Mestrados no Departamento de Informática



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proponente: Luís Gonzaga Mendes Magalhães
instituição/empresa: Universidade do Minho
tema/título: Reconhecimento e uso de emoções em jogos
área científica: Visão por Computador e Computação Gráfica
local: Universidade do Minho
curso de mestrado: Mestrado Integrado em Engenharia Informática
descrição:
A deteção de pessoas, através de algoritmos de deteção de faces, assim como o reconhecimento
das suas expressões tem sido usado em diversos campos de aplicação que vão desde a vigilância
até ao entretenimento. Neste último campo, existem algumas propostas de jogos, em que através da
deteção de faces, é possível detetar quem está a jogar e desse modo carregar automaticamente o
perfil desse jogador. Igualmente, o reconhecimento das expressões faciais dos jogadores tem sido
usada para alterar a expressão dos seus avatars. Na nova consola da Microsoft, Xbox one, é
anunciado que essa funcionalidade estará disponível para os jogos. Pretende-se estudar formas de usar o reconhecimento da expressão facial do jogador para alterar
alguns parâmetros do jogo, como sejam alterar a dificuldade do jogo, por exemplo, diminuindo a
dificuldade do jogo quando se detetar que o jogador está stressado, ou, em casos extremos, até
sugerir a suspensão do jogo. A ideia será usar estas funcionalidades em jogos. O plano de trabalhos proposto é o seguinte: . realizar um estudo sobre os algoritmos existentes para reconhecimento de expressões faciais, e as
suas implementações; . propor formas de usar o reconhecimento de expressões faciais para controlar um jogo e alterar
alguns dos seus parâmetros; . construir um jogo que implementa algumas dessas propostas; . testar o jogo com utilizadores.


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