Propostas para Dissertação

Mestrados no Departamento de Informática



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proponente: Luís Gonzaga Magalhães, António Ramires Fernandes
instituição/empresa: Universidade do Minho
tema/título: Estimação da pose em tempo real no contexto de aplicações de Realidade Aumentada
área científica: Visão por Computador e Computação Gráfica
local: Universidade do Minho
curso de mestrado: Mestrado Integrado em Engenharia Informática
descrição:
A realidade aumentada (RA) caracteriza-se pela adição de informação ao mundo real, por exemplo
através da inclusão de objetos virtuais numa cena real. Uma tarefa muito importante para um
sistema de RA é realização de um correto registo geométrico entre a cena real e os modelos
virtuais, isto é, os modelos virtuais devem estar perfeitamente alinhados com a correspondente
visão do mundo real. Isto significa que é necessário obter a posição e orientação do ponto
de vista do utilizador (geralmente dado pela câmara) relativamente ao mundo real, o qual constitui
um problema de estimação da pose. De uma forma geral, as técnicas de registo geométrico usadas
em RA podem ser divididas em três classes: baseadas em sensores, baseadas em imagens e técnicas
híbridas. As técnicas baseadas em imagens são as mais utilizadas assim como as mais promissoras.
Estas técnicas podem ser classificadas, de uma forma geral, como marker-based ou markerless. Nos
últimos anos, surgiram câmaras RGB-D a preços comportáveis que permitem obter informação de
profundidade de uma forma mais fácil e em tempo real. Têm sido propostas técnicas markerless que
tiram partido da informação de profundidade proveniente desses sensores. No caso de se ter
unicamente uma câmara RGB, podem ser usadas técnicas de vSLAM para obter a informação de
profundidade. Porém, baixa a performance do sistema. O objetivo principal deste trabalho é o estudo de métodos e técnicas para estimar a pose com base
nas imagens captadas pela câmara RGB-D, ou simplesmente RGB, do dispositivo de RA (pode ser um
dispositivo móvel ou um HMD de RA). O estudo incidirá também na utilização da GPU para
aumentar a performance das técnicas no sentido de conseguir resultados em tempo real.. Pretende-se
ainda que seja desenvolvido um protótipo que implemente algumas dessas técnicas no âmbito de uma
aplicação de RA.


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