Propostas para Dissertação

Mestrados no Departamento de Informática



Consultar ficha completa de uma proposta de dissertação

proponente: Pedro Rangel Henriques + Paula Tavares
instituição/empresa: UNIVERSIDADE DO MINHO
tema/título: Upgrade da Plataforma para Ensino da Programação PEP em várias direções
área científica: Ensino da Programação
local: DI/UM
curso de mestrado: Mestrado Integrado em Engenharia Informática
descrição:
Resumo
O sistema PEP (Plataforma para apoio ao Ensino da Programação) foi desenvolvido no âmbito do
projeto integrado do Perfil PLC para permitir a animação e resolução (seguida de avaliação automática) de exercícios de
programação, usando a linguagem Java. O sistema atual cumpre os requisitos que foram propostos, mas agora urge melhorar esse sistema em
várias frentes. Este sistema implementa uma estratégia de Ensino de Programação proposta no âmbito da tese de
doutoramento de Paula Tavares tendo em vista o aumento da motivação para agilizar o processo de ensino/aprendizagem nessa área
do saber. Uma das vertentes de melhoria é permitir que o sistema suporte a resolução de problemas em
diferentes linguagens de programação. Isso requer que se procure um animador alternativo ao Jelliot (que só anima programas Java). Além disso pretende-se explorar ao detalhe a capacidade receber mais feedback sobre cada sessão de
animação para melhorar a informação que se retorna ao professor sobre a performance de cada aluno no fim de
uma sessão prática. Será necessário, ainda, procurar sistemas de auto-avaliação existentes e alternativos ao Mooskak que satisfaçam dois requisitos: por um lado, forneçam ao aluno mais informação sobre a qualidade da sua resolução; por outro lado, permitam recolher mais informação sobre cada sessão de trabalho para retornar um
professor um feedback mais rico sobre o comportamento de cada aluno. Outra frente a ser investigada é o recurso à \\emph{ludificação} (do inglês
\\emph{gamification}) para inclusão de artefactos associados aos jogos que comprovadamente aumentam a motivação e envolvimento dos alunos procurando assim promover
o seu rendimento no processo de aprendizagem.


Voltar...