Propostas para Dissertação

Mestrados no Departamento de Informática



Consultar ficha completa de uma proposta de dissertação

proponente: Luís Moreira
instituição/empresa: Telepeças, Lda
tema/título: Desenvolvimento aplicação de apoio decisão pós-vendas e de otimização de stock dos anunciantes
área científica: Business Intelligence, Engenharia Software
local: Nogueira - Braga
curso de mestrado: Mestrado Integrado em Engenharia Informática
descrição:
Área Tecnológica

Desenvolvimento web (tecnologia PHP, Javascript, framework Laravel,...), desenvolvimento
aplicações móveis (desenvolvimento direccionado para Android). Enquadramento Com o crescimento da plataforma Telepeças e da necessidade inquestionável de apoio aos clientes,
surge a necessidade de criar mecanismos automáticos de optimização do processo de assistência
aos nossos clientes bem como de gestão de vendas, feita pela estrutura de vendedores implementada
na empresa. A empresa Telepeças é uma empresa tecnológica cujo produto consiste na prestação de um serviço
disponível exclusivamente via sua plataforma online, aproximando quem necessita de peças
automóvel usadas e quem as possui para venda. A disponibilização de uma ferramenta de gestão de stock dos nossos clientes anunciantes de
peças, face ao histórico dos pedidos efectuados na plataforma Telepeças levará a que os pedidos
futuros obtenham maior número de respostas e consequentemente uma maior possibilidade de venda
para as casas de peças. Objectivos Este projecto subdivide-se em dois grandes propósitos. O primeiro, face à timeline de apoio a clientes em vigor e de acordo com requisitos de análise
posteriormente descritos, deverá ser indicado aos vendedores uma agenda de acompanhamento. De acordo com a utilização da plataforma dos nossos clientes, deverão ser indicados ao diretor
departamento comercial dados de apoio à decisão do processo de acompanhamento clientes, incluindo
análise de KPI\\\'s para análise do desempenho dos clientes na plataforma e adequar o trabalho
efetivo dos gestores de clientes no terreno. Sugere-se que o desenvolvimento deva terminar com uma aplicação móvel direccionada para os
gestores de clientes e uma aplicação web que compreenda os pontos referidos anteriormente. O segundo ponto define-se pela elaboração de uma funcionalidade de apoio à decisão no processo
de aquisição de stock dos anunciantes de peças, de acordo com uma análise dos dados de pedidos
na plataforma (mercado de pedidos de peças auto). Plano de Trabalhos O projeto tem a duração de 9 meses. No primeiro semestre o aluno deverá analisar os requisitos que irão sustentar o processo de apoio
à decisão dos elementos do departamento de vendas e apoio cliente, bem como do processo de
recomendação/ optimização do stock dos clientes, visitando alguns dos nossos clientes e
adequando o seu desenvolvimento a questões pertinentes que estes queiram ver desenvolvidas. No segundo semestre o aluno deverá passar para a implementação da solução em questão.


Voltar...